~~ODT~~
Solicitar / Transferir Fascículos entre Bibliotecas
A transferência de Fascículos entre Bibliotecas ocorre quando por algum motivo o bibliotecário deseja transferir os fascículos que estavam na biblioteca sobre a sua responsabilidade para outra biblioteca. Pode ser realizado apenas a transferência de fascículos entre assinaturas, mas o maior objetivo desse caso de uso é realizar a transferência de fascículos entre bibliotecas (entre assinaturas de bibliotecas distintas). As transferências podem ser realizadas pelos bibliotecários com permissão de catalogação.
Descrição do Caso de Uso
Este caso de uso inicia quando o usuário acessa a opção: SIGAA → Biblioteca → Processos Técnicos → Outras Operações → Transferência de Fascículos → Solicitar / Transferir Fascículos entre Bibliotecas.
O caso de uso se inicia com a busca das assinatura da biblioteca do usuário ou nas assinatura de todas as bibliotecas caso o usuário seja administrador. A busca de assinaturas pode ser feita por qualquer um dos campos:
- Código da Assinatura.
- ISSN.
- Título da Assinatura.
- Unidade de Destino.
- Se a assinatura é Internacional ou não.
- Modalidade de Aquisição.
- Data de criação Assinatura.
São exibidas as assinaturas encontradas com as seguintes informações:
- Código
- Título
- Unidade Destino
- Se é uma assinatura internacional ou não
- Modalidade Aquisição
Escolhendo-se a assinatura, é mostrada uma lista com todos os fascículos da assinatura selecionada com :
- Código de Barras
- Ano Cronológico
- Ano
- Dia/mês
- Volume
- Número
- Edição
- Quem registrou o fascículo
- Data de registro
O usuário pode selecionar quais fascículos deseja transferir. Após isso, o usuário vai escolher a biblioteca destino dos fascículos - que pode ser a biblioteca atual dos fascículos - caso o usuário queira apenas mudar a assinatura dos fascículos.
Escolhendo-se a biblioteca destino será mostrada uma lista de assinaturas do mesmo Título dos fascículo que pertencem a biblioteca destino. O usuário seleciona então uma dessas assinaturas para realizar a transferência.
Caso no passo anterior a biblioteca não possua nenhuma assinatura do Título dos fascículos que vão ser transferidos, o bibliotecário da biblioteca destino precisa criar a assinatura e associar assinatura a um Título. Essa associação precisa ser feita, pois o sistema só permite transferir fascículos entre assinaturas de mesmo Título, para , por exemplo, o usuário não cometer o erro de colocar um fascículo da revista Veja
na revista Super Interessante
.
Outra opção foi adicionada, caso a biblioteca destino da transferência não possua uma assinatura para os fascículos, o bibliotecário pode solicitar que essa assinatura seja criada pelo bibliotecário que vai fazer a Autorização da Transferência. . Isso para não pará o processo, ter quer entrar em contato com o bibliotecário da biblioteca destino para ele criar a assinatura, e ter que retomar o processo. Nesse caso o bibliotecário da biblioteca destino só vai conseguir autorizar a transferência se antes criar a assinatura para os fascículos.
Escolhendo um assinatura da mesma biblioteca, os fascículos são automaticamente transferidos de assinatura, caso seja escolhida um assinatura de outra biblioteca, os fascículos não são transferidos, o bibliotecário nesse caso faz apenas uma solicitação de transferência. Os fascículos ficarão pendentes a espera que algum bibliotecário da biblioteca destino autorize a transferência.
A transferência é autorizada no caso de uso Verifica /Autoriza Transferência de Fascículos.
Principais Regras de Negócio
- RN01 Fascículos com a situação de
Emprestado
não podem ser transferidos, pois isso influenciaria o local onde o usuário deveria devolver o fascículo. - RN02 O usuário só pode transferir fascículos da sua biblioteca para outra, exceto o administrador geral que pode transferir de todas.
- RN03 A assinatura destino e origem dos fascículos devem pertencer ao mesmo Título.
- RN04 O usuário não pode escolher a mesma assinatura para origem e destino, não faz sentido.
- RN05 Somente fascículos ativos (não dado baixa) podem ser transferidos.
- RN06 A biblioteca dos fascículos deve sempre ficar igual a biblioteca da assinatura destino, caso ocorra a transferência.
- RN07 Para cada fascículo transferido o sistema deve gerar um
Registro de Movimentação de Material Informacional
, para caso aja necessidade poder saber quais fascículos foram transferidos a origem e o destino e por quem. - RN08 Caso os fascículos esteja pendentes, esperando a autorização para serem transferidos, eles são mostrados em vermelho e não podem mais ser selecionados para outra transferência até que a transferência solicitada seja autorizada ou rejeitada.