Tabela de conteúdos

~~ODT~~

Guia de Implantação - Módulo de DDO

Este guia de implantação tem por objetivo abordar os diversos aspectos envolvidos na implantação da funcionalidade da Declaração de Disponibilidade Orçamentária no Sistema SIPAC. Serão abordados os papeis dos usuários e as tabelas que devem ser preenchidas para o correto funcional do sistema.

Para a compreensão desta funcionalidade é importante a consulta dos seguintes artefatos:

Especificações de requisitos dos casos de uso da declaração de disponibilidade orçamentária:
Manuais dos casos de uso da Declaração de Disponibilidade Orçamentária:

Importação de Dados

Qualquer tipo de dado pode ser importado pelo processo manual, tanto documentos orçamentários quanto dados auxiliares. Chamamos de dados auxiliares, os dados que são utilizados pelos documentos orçamentários.

Exemplos de dados auxiliares:

  1. Extração de Dados

    A extração de dados do SIAFI é feita através do site https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/sta/. A descrição de como criar e configurar extrações no STA pode ser encontrada no Guia de Implantação da Integração SIPAC – SIAFI.
    Os arquivos resultantes da extração serão enviados para o email configurado na extração ou poderão ser baixados através do menu “Download”, opção “Extrações”. Os arquivos listados nessa tela ficarão disponíveis para download por 4 dias úteis e se referem a extrações configuradas com destino:
    • Email: o arquivo gerado será enviado para e-mail e poderá ter tamanho de até 1 Mb. Além de enviado o e-mail, a extração estará disponível para download.
    • Portal on-line: o arquivo será gerado de imediato, e disponibilizado na área de download. Seu tamanho será limitado a 5Mb. Só é possível incluir extrações desse tipo em horários específicos.
    • Portal Batch: o arquivo será gerado à noite , e disponibilizado na área de download. Seu tamanho será limitado a 100Mb.

      - Exemplos de arquivos:
      • 153107NE_NE_20100604.ref.gz (arquivo de layout)
      • 153107NE_NE_20100604.txt.gz (arquivo de dados)

  2. Leitura de Arquivo

    Os dados dos arquivos de extração, referentes a tabelas auxiliares, são lidos e armazenados diretamente na base de dados do módulo de orçamentário (SCO) do SIPAC.
    Os dados dos arquivos de extração, referentes a documentos orçamentários, são lidos e armazenados em uma base de dados intermediária (SIAFI).
    Os links para a leitura dos arquivos podem ser encontrados na aba “Integração SIAFI” do módulo orçamentário do SIPAC.
    • Tabelas Auxiliares:

    • Documentos Orçamentários:



      Ao informar os arquivos de layout (.ref) e de dados (.txt), que foram salvos e descompactados previamente, e clicar no botão “Processar”, a aplicação valida, lê o arquivo de dados, baseando no arquivo de layout, e importa os dados para a base de dados correspondente.

      Validação

      Cada tipo de documento gera arquivo com estrutura diferente. Portanto, se o usuário clicar em “Credores” e informar os arquivos de Plano Interno, por exemplo, a aplicação irá apresentar uma mensagem de erro.
      Alterações na estrutura dos arquivos pelo SERPRO podem ocasionar erros de validação. No momento, essas alterações são realizadas sem o nosso prévio conhecimento. Quando da ocorrência desse tipo de situação, adaptações no código são necessárias para que seja possível realizar a importação correta dos dados.

      Tratamento de Duplicidade

      Dados duplicados serão descartados na importação de tabelas auxiliares. Portanto, se um mesmo arquivo for processado mais de uma vez, é garantido que os dados já importados não serão perdidos ou sobrepostos.

      Uma mensagem de sucesso é apresentada se a importação for realizada sem erros.

  3. Importação de Dados

    Os dados orçamentários são lidos para uma base de dados intermediária e, portanto, ainda não estão visíveis pelo SIPAC.
    Os links para a importação dos arquivos podem ser encontrados na aba “Integração SIAFI” do módulo orçamentário do SIPAC.

    Na tela de importação de documentos orçamentários, será apresentada uma lista com os documentos armazenados na base de dados intermediária (SIAFI), mas que ainda não foram importados para a base do módulo de orçamento do SIPAC.
    Ao selecionar um ou mais documentos e clicar em “Importar”, a aplicação chama o processador para realizar a importação de cada documento selecionado. Esse procedimento segue as mesmas regras de validação como se o usuário estivesse efetuando o registro utilizando as telas do SIPAC.
    Ao final da importação, um comprovante é apresentado com a lista de documentos importados com sucesso e a lista de erros encontrados. Também é possível criar e salvar um arquivo de crítica contando o resumo da importação.
    Na aba “Integração SIAFI” também é possível recuperar arquivos de críticas de importações anteriores através dos links na seção “Histórico da Migração”.
    A importação de documentos de Nota de Empenho é detalhada a seguir neste documento.

Pré-Requisito

Papéis de Usuários

Procedimentos de carga no banco de dados

Para que as funcionalidades da declaração de disponibilidade orçamentária transcorram corretamente é necessário ter as seguintes informações na base de dados:

Cadastra Unidade

Um plano interno pode se desdobrar ou não em etapas. Os dados dessa entidade poderão ser importados do SIAFI, conforme as instruções passadas na seção “Importação de Dados”.

seção “Importação de Dados”.

SIAFI, conforme as instruções passadas na seção “Importação de Dados”.

seção “Importação de Dados”.

INSERT INTO sco.opcao_contratacao(id_opcao_contratacao, descricao) VALUES (1, 'Envolve Serviço de Informática');
INSERT INTO sco.opcao_contratacao(id_opcao_contratacao, descricao) VALUES (1, 'Serviços de Obras e Engenharia');

Disponibilidade Orçamentária do tipo contrato.

INSERT INTO sco.tipo_ddo(id_tipo_ddo, descricao) VALUES (1,'Contrato');
INSERT INTO sco.tipo_ddo(id_tipo_ddo, descricao) VALUES (2,'Pessoal');

INSERT INTO sco.sub_tipo_ddo(id_sub_tipo_ddo, descricao, id_tipo_ddo) VALUES (1, 'Nova Contratação', 1);
INSERT INTO sco.sub_tipo_ddo(id_sub_tipo_ddo, descricao, id_tipo_ddo) VALUES (2, 'Aditivo', 1);
INSERT INTO sco.sub_tipo_ddo(id_sub_tipo_ddo, descricao, id_tipo_ddo) VALUES (3, 'Apostilamento', 1);
INSERT INTO sco.sub_tipo_ddo(id_sub_tipo_ddo, descricao, id_tipo_ddo) VALUES (4, 'Prorrogação', 1);
INSERT INTO sco.sub_tipo_ddo(id_sub_tipo_ddo, descricao, id_tipo_ddo) VALUES (5, 'Afastamento', 2);
INSERT INTO sco.sub_tipo_ddo(id_sub_tipo_ddo, descricao, id_tipo_ddo) VALUES (5, 'Remoção', 2);

Diagrama Entidade Relacionamento do Esquema SCO (Sistema de Controle Orçamentário)